Etiquetas

, , , , , ,


Concorrendo na categoria de falésias, a Fenda da Tundavala, localizada na província da Huíla, concorre para constar na lista das sete maravilhas naturais de Angola. Para a escolha desta beleza natural do país, o público deve enviar uma sms com o código 8 para o número 44567.

FENDA DA TUNDAVALA NA HUÍLA

FOTO: CEDIDA À ANGOP

Janela natural do planalto da Huíla para o Deserto de Namibe, a Fenda da Tundavala situa-se a um pouco mais de dois mil metros de altitude, rodeada de imponentes falésias, sobre a cordilheira da Chela.

Tem uma distância de aproximadamente 15 quilómetros a oeste da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

O sítio, pela sua atractiva beleza e características propícias ao turismo, foi classificado como paisagem natural e cultural, por Decreto Executivo nº 5/12 de 9 de Agosto, do Governo de Angola.

As comunidades nativas consideram-no também como sendo o lugar onde os espíritos dos seus antepassados se refugiam, fechando-se em gavetas invisíveis.

O concurso sete maravilhas naturais de Angola, lançado no dia 17 de Julho pela organização National 7 wonders, seleccionou as 27 maravilhas das 200 candidatas apresentadas a um conselho científico onde participaram representantes do Ministério da Cultura, Ambiente, Hotelaria e Turismo e outras entidades singulares.

Das 27 maravilhas candidatas para as “sete maravilhas naturais de Angola” constam a Bacia do Okavango, na província do Kuando Kubango, Barra do Dande (Bengo), as Cachoeiras do Binga (Kwanza Sul), as Cataratas do Ruacaná (Cunene), as Fendas da Tundavala e a Serra da Leba (Huíla), o Deserto do Namibe (Namibe), o Morro do Moco (Huambo), a Ilha do Mussulo, o Parque da Quissama e o Miradouro da Lua (Luanda).

Estão ainda, entre as candidatas, o Parque Nacional da Cameia (Moxico, leste), o Parque da Cangandala, as Pedras Negras de Pungo a Ndongo e as Quedas de Calandula (Malange), o rio Cuito (Kuando Kubango), o rio Kwanza (Bié), o rio Zaire (Zaire) e a reserva florestal do Golungo Alto (Kwanza Norte).

Angop

Bruno Space Painel de Debates

Bruno Space Painel de Debates