Tags

, , , ,


Qual fabricante tem o melhor aparelho para você: Apple ou Samsung? Descubra a seguir

Por , de INFO Online
Divulgação

iPhone vs S4
//

Ficha técnica

  • Samsung Galaxy S4
  • Conexão: 4G
  • SO: Android 4.2
  • Processador: Snapdragon 600 Krait 1,9 GHz quad core
  • Armazenamento: 16 GB + microSD
  • Tela: 5
  • Câmera: 13 MP e 2 MP
  • Peso: 130 g
  • Duração de bateria: 20h22min
  • iPhone 5s
  • Conexão:: 4G(LTE)
  • OS: : iOS 7
  • Processador:: Apple A7 Cyclone de 1,3 GHz dual core
  • Armazenamento:: 16 GB, 32 GB, 64 GB (sem microSD)
  • Tela:: 4
  • Câmera:: 8 MP e 1,2 MP
  • Peso:: 120 g
  • Duração da bateria:: 6h21

As duas gigantes da tecnologia Apple e Samsung rivalizam seriamente no mercado de smartphones desde o lançamento do iPhone 4 e do Galaxy S, em 2010.

Os dois aparelhos possuem hardware potente, bom design, suporte ao 4G brasileiro e são vendidos na mesma faixa de preço (acima de 2 mil reais). Nesse comparativo vamos deixar de lado o fato de que o iPhone 5s ainda não foi anunciado oficialmente no Brasil.

//

Vídeos

//

Desempenho

Nesse quesito a Apple se destaca por usar o primeiro processador 64 bits do mundo em um smartphone. O chamado A7 Cyclone garante um desempenho muito superior ao da sua geração anterior.

O dispositivo obteve 13.807 pontos no aplicativo de benchmarch 3D Mark, enquanto o iPhone 5 atingiu apenas 5.520 pontos.

Na prática, essa inovação faz o sistema ficar extremamente fluído. Ao abrir inúmeras aplicações (mais de 10) houve pouquíssima degradação de velocidade. A transição entre eles também é muito rápida. Fica claro que houve uma modificação no OS para aplicações multitarefa.

O efeito colateral, temporário, é que algumas aplicações otimizadas para 32 bits podem causar panes no sistema todo, como a que aconteceu com o iWork, que chegou a forçar a exibição de uma tela azul.

O iPhone 5s conta também com o coprocessador M7 que foi criado pela Apple para desonerar o processador principal, o A7. Ele é responsável por processar informações vindas dos sensores: acelerômetro, giroscópio e bússola. Na prática, como ele é dedicado, a velocidade de resposta é maior.

Já o Galaxy S4 conta com processador SnapDragon 600 quad core, com clock de 1,9 GHz, um dos processadores mais potentes no mundo Android.  O S4 atingiu 12.588 pontos no Quadrant e 25.001 pontos no AnTuTu.

Para completar o quadro, ele tem 2 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno (expansível por microSD) e câmeras de 13 e 2 megapixels. Matematicamente, o S4 é o aparelho mais potente que já passou pelo INFOlab.

Os dois aparelhos rodam aplicativos e games pesados, como Real Racing 3, sem engasgos, oferecendo ótimas experiências de uso.

//

Recursos

Um dos maiores destaques do iPhone 5s foi o sensor biométrico TouchID. Com ele, é possível desbloquear o aparelho e autorizar compras na App Store. Apesar de não ser uma novidade (o Motorola Atrix contava com o rercurso), a Apple usou um sensor de impressões digitais eficiente no smartphone. Basta tocar no botão “Home” para que ele identifique que você é o dono do produto.

O Galaxy S4 também conta com recursos interessantes. É possível mudar de fotos na galera apenas passando a mão sobre o aparelho. Você também pode ler um texto e a tela fará rolamento automático, detectando seus movimentos com um sensor ao lado da câmera frontal. Outra novidade é o smartphone permite um formato de gravação de vídeos inovador que utiliza as duas câmeras simultaneamente. Apesar de parecer sem sentido, isso pode ser usado para fazer um tutorial para a internet ou para gravar um vídeo em uma viagem enquanto você aparece em um quadro reduzido na lateral fazendo a narração dos eventos.

Ele também reconhece palavras de um texto com a câmera. A princípio funciona só reconhecendo palavras em inglês. Ao tentar mudar o idioma ele pede para baixar o pacote de dicionário. Ao clicar em baixar ele vai até um site e exibe uma lista de dicionários Collins e Oxford de vários idiomas. Todos gratuitos para a Samsung.

Conseguimos fazê-lo identificar um texto impresso e palavras na caixa de um produto. No caso da palavra ser em português – depois de ter baixado o Collins – ele deu mais informações do que inicialmente dava, como conjugação, variações da linguagem e outros. Tem a opção de falar a palavra. O português falado é feminino e muito parecido com o português de Portugal.

//

Design

Ambos têm boa ergonomia e cabem no bolso sem chamar muita atenção, mas a grande tela do aparelho da Samsung às vezes pode dificultar o uso com apenas uma mão.

O smartphone da Samsung agrada mais quem prefere uma tela grande, Com 5 polegadas, o display é melhor do que o do iPhone em dois quesitos importantes: reprodução de filmes e resistência. Donos de iPhones frequentemente quebram a tela do dispositivo ao deixá-lo cair no chão e sempre precisam usar uma película protetora.

O S4 possui um display que conta com tecnologia Gorilla Glass, que dá mais resistência ao produto e pode até dispensar o uso de películas (isso se você não tiver o costume de colocar o smartphone no mesmo bolso que as suas chaves)

//

Bateria

Historicamente, a bateria é o grande problema do smartphone da Apple. Quem tem um iPhone 5s precisa estar com o carregador sempre à mão, já que a bateria não aguenta um dia de uso, mas sim apenas 6h21 (de reprodução de vídeo), segundo testes do INFOlab. Já o concorrente dá um banho de autonomia e pode ser usado moderadamente por até 20h22. Entretanto, o Galaxy S4 foi testado com um padrão diferente de teste de bateria (ligações com Wi-Fi e Bluetooth ativos). Portanto eles não são comparáveis neste quesito.

//

Câmera

A câmera do S4 tem recursos inovadores. Além de uma boa qualidade geral de imagem da câmera traseira, que conta com 13 megapixels e grava vídeos em 1.080p, o aparelho conta com inovações de software. É possível registrar uma foto com as duas câmeras ao mesmo tempo. Isso coloca uma miniatura da câmera frontal por cima da imagem principal. É possível alterar seu tamanho e layout. O recurso é interessante para inserir o fotógrafo, normalmente invisível, nas fotos de família e viagens.

Há, no total, 12 modos de foto: Apagador, HDR, Foto animada, Ação, Foto com som, Melhor face, Melhor foto, Embelezar rosto, Automático, Noturno, Esportes e Panorama.

O modo ação é um dos que mais se destaca. Ele captura 8 frames de uma vez, identifica a sobreposição de objetos, em um cenário estático, e elimina as repetições. Isso gera uma imagem que mostra um movimento cadenciado de uma pessoa, por exemplo.

Quanto ao iPhone 5s, as novidades da câmera estão mais presentes no software do que no hardware. O software de captura de imagens do iOS 7 é muito superior ao do iOS 6. Ele permite disparos sequenciais de 999 fotos em apenas alguns segundos. Além disso, conta com filtros de imagens com renderização em tempo real, como no Photo Booth, para Macs.

Há também um LED flash duplo, um na cor âmbar e outro azul, para auxiliar no ajuste de balanço de branco em fotos com pouca iluminação. A câmera do iPhone pisca essas duas luzes antes do disparo para avaliar a iluminação da cena e depois utiliza a melhor combinação de ambas durante o disparo de fato. Essa é a primeira câmera do mundo a fazer algo parecido. Claro que o efeito prático não é grande por causa da potência limitada das luzes.

S4

INFOlab

S4

INFOlab

S4

iPhone 5s

INFOlab

iPhoen 5S

INFOlab

iPhone 5S
//

Considerações Finais

Ambos aparelhos são excelentes, os melhores oferecidos por suas respectivas fabricantes até o momento. A escolha do consumidor deve ser orientada por suas necessidades e gosto pessoais. Os dois atendem a praticamente tudo que um smartphone tem a oferecer. Os sistemas operacionais rodam sem travamentos devido aos hardwares potentes, têm uma plena disponibilidade de aplicativos e jogos. O entrave quanto ao iPhone 5s por enquanto é que ele ainda não é vendido oficialmente no Brasil, mas até o fim do ano isso deve mudar.

Info Abril

Últimas Notícias

Sporting-FC Porto na fase de grupos
Pepsi retrata-se por vudu a Ronaldo
«Ronaldo demonstrou que é o melhor do Mundo» – Moutinho
«Ronaldo não é deste planeta» – Gary Lineker
Ano de ouro de Ronaldo
«Em nenhum lugar fui tão amado como na Grécia» – Fernando Santos
A superestrela Cristiano Ronaldo vai estar onde merece: Brasil 2014» – DN
«Cristiano Ronaldo, o super-herói» – Público
«Ronaldo, novo rei» – Correio da Manhã
Blatter elogia «fantástica exibição» de Cristiano Ronaldo
França elimina Ucrânia e está no Mundial com novo apuramento polémico
«Mundial sem mim não tem qualquer interesse» – Ibrahimovic
Blatter exulta com apuramento da França
«Demonstrei que estou presente e voltei a ajudar a Portugal» – Cristiano Ronaldo
Kobe Bryant recebe alta médica
«Achavam que não tinha jeito para o futebol» – Sofia Silva
URGENTE!. PROCURA-SE. TAIRES CASTANHEIRA
 

Bruno Space Painel de Debates

Bruno Space Painel de Debates

Além de ter elogiado a exibição de Cristiano Ronaldo frente à Suécia, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, exultou também com o apuramento da França para o Mundial.

«Bravo seleção francesa, qualificada para o Campeonato do Mundo de 2014! Bela proeza dar a volta a um 2-0, algo que nunca antes foi conseguido em play-offs», pode ler-se no Twitter oficial do presidente da FIFA