Tags

, , , , , , , , ,


Bruno Space Painel de Debates

Porto de Luanda distinguido (foto D.R.)

Por Redação

O porto de Luanda receberá, esta quarta-feira, o prémio de ´Melhor Terminal Regional de Contentores`, através da plataforma internacional de portos Crans Montana, numa cerimónia que decorrerá em Bruxelas, na Bélgica.

Apesar de satisfeito com a distinção, o director comercial do porto, Manauel Francisco Zangui, reconheceu que a infraestrutura está perto da saturação, situação que poderá ser ultrapassada com a entrada em funcionamento de um novo porto na capital, mais precisamente na Barra do Dande, a cerca de 50 quilómetros a norte da capital.

«O Porto de Luanda está a chegar a uma fase de saturação. A estrutura precisa crescer, mas não temos muito espaço para isso. Com a entrada em jogo do novo porto, vamos estar melhor contextualizados, no quadro de desenvolvimento económico do país, por um lado, e no âmbito da actividade portuária em África, por outro», disse.

Só no primeiro semestre de 2013, o porto de Luanda registou um aumento de 68 por cento na movimentação de cargas, esperando-se que no ano inteiro 600 mil contentores tenham sido movimentados naquela unidade. Em 2007, o número de contentores movimentados era apenas de 150 mil.

  Clica aqui Últimas Notícias