Tags

, , , , , , ,


Bruno Space Painel de Debates

Vitada eliminação das tarifas de roaming  (foto AP)

Por Redação

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma proposta de reforma do mercado europeu das telecomunicações, que inclui o fim das tarifas de roaming até final de 2015.

Ou seja, quando um cidadão utilizar o telemóvel noutro país da União Europeia para fazer chamadas, enviar SMS ou aceder à Internet deve pagar o mesmo preço que pagaria se estivesse no seu país com a sua operadora.

Além da eliminação das tarifas de roaming a partir de 15 de dezembro de 2015, a reforma do mercado das telecomunicações inclui a proteção da neutralidade das redes em toda a UE.

O pacote legislativo das telecomunicações visa atribuir novos direitos aos consumidores, proteger a Internet aberta, eliminar as tarifas de roaming e garantir um maior acesso às redes móveis 4G e Wi-Fi.

A Comissão Europeia saudou o voto: «Para além do sério obstáculo que o roaming constitui, estamos também muito perto de acabar com vários outros obstáculos, para que os europeus possam beneficiar de comunicações abertas e ininterruptas onde quer que se encontrem», comentou a comissária europeia para a Agenda Digital, Neelie Kroes.

  Clica aqui Últimas Notícias