Tags

, , , , , , , ,


Bruno Space Painel de Debates

Uma jornalista alemã da agência norte-americana Associated Press morreu hoje e outra ficou gravemente ferida, vítimas de disparos de um polícia afegão. As repórteres encontravam-se naquele país a fazer a cobertura das presidenciais de sábado.

“Anja Niedringhaus, 48, fotojornalista alemã internacionalmente reconhecida, teve morte imediata. Kathy Gannon, jornalista canadiana, foi ferida e está a receber cuidados médicos”, noticiou a agência norte-americana a partir de Cabul.

Segundo a AP, as jornalistas estavam dentro da sua viatura no distrito de Tanai, na província de Khost (leste), e encontravam-se naquele local a fazer uma reportagem sobre a distribuição dos boletins de voto para as eleições de sábado, operação rodeada de fortes medidas de segurança em todo o país.

Anja Niedringhaus é a terceira jornalista a trabalhar para ‘media’ ocidentais morta no Afeganistão desde o início da campanha eleitoral, depois do anglo-sueco Nils Horner, abatido a tiro em plena rua no centro de Cabul, a 11 de Março, e do afegão Sardar Ahmad, da agência France Presse, morto num ataque suicida num restaurante da capital, a 21 de Março.

As duas jornalistas estavam em reportagem, a acompanhar os funcionários eleitorais que distribuem os boletins de voto, quando “um comandante de unidade chamado Naqibullah se aproximou do automóvel, gritou ‘Allahu Akbar’ (Deus é grande) e abriu fogo contra elas, sentadas no banco de trás”, segundo a Associated Press.

O comandante “rendeu-se depois aos outros polícias e foi detido”.

O governador da província, Abdul Jabbar Naeemi, confirmou que o atacante era um comandante da polícia e que foi detido imediatamente após o incidente.

Khost é uma província remota, junto à fronteira com as zonas tribais paquistanesas, com forte presença da resistência dos talibãs.

O Ministério do Interior afegão emitiu um comunicado em que “condena com firmeza” o ataque perpetrado por “um polícia” e anunciou a abertura de um inquérito.

Lusa/SOL

  Clica aqui Últimas Notícias