Tags

, , , , , , , ,


Bruno Space Painel de Debates

Luanda – As estudantes angolanas Josephine Nerissa Panzo, de 15 anos, e Tchissola Figueiredo, de 14 anos, conquistaram a medalha de prata na 8ª edição das Olimpíadas de Ecologia na categoria de Ambiente, que decorreram, de 2 a 6 de Março desse ano, na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Com o tema “Árvore que dá vida”, as estudantes fizeram uma exposição sobre a importância do imbondeiro e do seu fruto, a múcua, para a sobrevivência da espécie humana, durante uma feira em que participaram 500 alunos oriundos de 51 países.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Josephine Nerissa Panzo disse que no certame foi possível apresentar o país, as suas potencialidades, o empenho dos governantes e o desenvolvimento alcançado nos 12 anos de paz.

“Tivemos a oportunidade de apresentar o país aos participantes, o desenvolvimento socioeconómico e cultural alcançado pelo país, assim como o tema preparado que foi a importância do Imbondeiro e do seu fruto para vida dos homens”, detalhou.

De acordo com a estudante, que frequenta a 11ª classe, a escolha do tema deveu-se à importância da árvore e o valor nutricional da múcua para o tratamento de várias doenças.

As suas folhas, prosseguiu, são ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, para além de serem usadas como um poderoso anti-diarreico e para combater febres e inflamações.

Por sua vez, Tchissola Figueiredo, estudante da 9ª classe, manifestou-se satisfeita por  participar no evento, que permitiu trocar experiências com alunos de outras nacionalidades.

“O evento foi proveitoso porque serviu também para conhecer a instituição em que o Chefe Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concluiu o curso superior de petróleos”, realçou.

Já a professora de biologia Turkan Yildirim, orientadora das estudantes, explicou que o tema exposto no evento começou a ser preparado apenas em Novembro de 2013.

Com mais tempo de preparação, afirmou, as estudantes angolanas estariam em condições de conquistar a medalha de ouro na categoria em que concorreram.

As duas estudantes do Colégio Esperança Internacional receberam medalhas e certificados de participação.

Fonte Angop

 

Bruno Space Painel de Debates