Etiquetas

, , ,


O Galaxy Note 5 está finalmente aqui, e é lindo! Nós passamos um tempo com o novo Note e aqui seguem as nossas primeiras impressões sobre o dispositivo. Nosso review completo do Samsung Galaxy Note 5 chegará em breve, mas enquanto isso, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o mais novo phablet da série Galaxy Note.

Samsung Galaxy Note 5 – Data de lançamento e preço
A primeira coisa que você precisa saber é que, assim como vimos acontecer com os novos dispositivos da linha Galaxy S, a data de chegada do Note 5 ainda não está definida pela Samsung Brasil. Enquanto sabemos que o aparelho não será comercializado na Europa, por exemplo, ainda não temos conhecimento de nenhuma estratégia de comercialização do phablet pela Samsung em território nacional. Contudo, sabemos que nos EUA e no Canadá, o Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 Edge+ estarão disponíveis a partir de 21 de agosto. Desta forma, acreditamos que o Brasil possa e deva estar nos planos da fabricante.

A versão de 32GB do dispositivo chega aos EUA por por 720 dólares (cerca de R$ 2.530 sem taxas e impostos) sem contrato, enquanto a de 64GB sairá por 816 dólares (cerca de R$ 2.868 sem impostos e encargos).

Posicionamento da Samsung Brasil em relação à disponibilidade do Galaxy Note 5:

A disponibilidade e o cronograma de lançamento de ambos os produtos variam de acordo com os mercados e as operadoras de telefonia móvel. Os dispositivos estarão disponíveis globalmente a partir de agosto de 2015, com opções de armazenamento de 32GB ou 64GB disponíveis nas cores White Pearl, Black Sapphire, Platinum Gold e Silver Titanium.

<iframe width=”988″ height=”556″ src=”https://www.youtube.com/embed/rN9z4IdDZjM&#8221; frameborder=”0″ allowfullscreen>
Samsung Galaxy Note 5 – Desenho & Qualidade de Construção
O Galaxy Note 5 é basicamente um grande S6 Galaxy, mas com uma caneta S-Pen. A Samsung trouxe ao projeto visual do Note 5 a carcaça de alumínio e a placa de vidro da linha Galaxy S de 2015. Tanto na parte traseira quanto na parte frontal, o vidro utilizado leva a assinatura da Cornning, visto que utiliza o Gorilla Glass 4.

Um dos detalhes mais marcantes é, sem dúvida, as bordas laterais curvas na parte de trás. Para se ter uma idéia, é como se tivéssemos o Galaxy S6 Edge nas mãos, mas de cabeça para baixo. Estas arestas arredondadas oferecem uma pegada ainda melhor ao aparelho e o deixam ainda mais ergonômico, o que vem a ser muito bom em um smartphone deste tamanho; me lembra um pouco a parte de trás do Xiaomi Mi Note Pro. A tela é totalmente plana, sem curvas.

samsung galaxy note 5 speaker usb headphone jack
Na parte de baixo do Galaxy Note 5 temos uma porta microUSB normal. / © ANDROIDPIT
Outro detalhe importante é que as bordas laterais da tela são muito finas. Assim, o display ocupa quase toda a parte da frente, e a Samsung merece aplausos a esse respeito.

A beleza do Note 5 faz você realmente desejar um smartphone de gama alta a este preço; contudo, aí está o pulo do gato, visto que pode nos fazer esquecer das deficiências do hardware. O Note 5 não oferece slot para cartão microSD e a tampa traseira não é removível. Só por causa disso, provavelmente muitos fãs da família Note não vão querer fazer o upgrade para o novo phablet. Entretanto, outros devam achar isso uma evolução natural que incide sobre o melhor desempenho de memória interna, uma melhor otimização de bateria com carregamento rápido e armazenamento em nuvem.

samsung galaxy s6 edge plus vs galaxy note 5 back
À esquerda temos a parte traseira do Galaxy S6 Edge+, e à direita a do Galaxy Note 5. / © ANDROIDPIT
A Samsung já recebeu muitas críticas quando lançou o Galaxy S6 com essas mesmas características, mas se existe algo bem definido é que a fabricante vai investir neste novo projeto. O maior concorrente da linha, o iPhone 6 Plus, também não comporta qualquer um desses recursos. A diferença é que, talvez, no caso da Apple, o aparelho nunca os teve. Assim, se a Samsung esta tomando a decisão correta, só o tempo dirá.

Samsung Galaxy Note 5 – Tela
O Galaxy Note 5 tem uma tela de 5,7 polegadas, com uma resolução QHD e usa tecnologia Super AMOLED. São 2560×1440 pixels e densidade de 518 pixels por polegada. Apesar de não parecer tão alta quanto a de aparelhos menores, por uma questão óbvia, é suficiente para fornecer uma nitidez e resolução impressionantes (o iPhone com a densidade de 300ppp parece ridículo perto disso).

samsung galaxy s6 edge plus vs galaxy note 5
O Galaxy Note 5 (direita) e o Galaxy S6 Edge+ (esquerda). / © ANDROIDPIT

Assim que tivermos o Galaxy Note 5 na redação poderemos oferecer uma análise mais profunda sobre a tela do phablet, mas mesmo com pouco tempo de uso já posso dizer que o brilho, a cor e a saturação são as melhores que já vi em um smartphone. Bom, não esperaria menos de uma tela Super AMOLED da Samsung.

Samsung Galaxy Note 5 – Características Especiais
Como no modelo anterior do Note 5, encontramos a caneta S-Pen. Mais uma vez, precisamos remover a caneta de forma manual, nada aqui foi automatizado como sugeriam alguns rumores. Ao fazer isso, o menu de comandos aéreos também aparece na tela.

Não tive muito tempo para testar as novidades da S-Pen, mas posso confirmar que entre os recursos temos o Memo Action, a Seleção Inteligente, Escrever na tela e o S Note. Além destas opções de personalização existe também a possibilidade de adicionar atalhos para aplicativos que você usa com frequência a este menu de comandos aéreos. Como podemos ver na imagem abaixo, o design do software também foi otimizado e oferece uma UI muito mais bonita.

samsung note 5 air command
Os comandos aéreos da S-Pen foram otimizados. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note 5 – Software
O Galaxy Note 5 traz uma versão ligeiramente otimizada da TouchWiz e roda com Android 5.1.1 Lollipop. Além disso, já nos foi confirmado que o aparelho obviamente será atualizado para o Android M, próxima versão da plataforma do Google. Mostraremos todos os recursos de software no review completo do Note 5 em algumas semanas.

O software ainda traz, entre outras coisas, o famoso Samsung Pay, que permite pagamentos usando a tecnologia NFC; embora isto não seja algo novo, é o que mais teve destaque na apresentação do dispositivo durante o evento de lançamento que participei.

Samsung Galaxy Note 5 – Performance
Se ignorarmos a existência da S-Pen e a ausência de tela de bordas curvas, o Galaxy Note 5 traz praticamente as mesmas características que o Galaxy S6 Edge+. O aparelho é maior, mais pesado e mais grosso, mas as especificações internas são as mesmas.

O Note 5 vem com a mesma CPU usada no Galaxy S6, o processador Exynos 7420, de oito núcleos, 4 de 2.1GHz e 4 de 1.5GHz. O Note 5 traz, no entanto, 4GB de memória RAM para um melhor desempenho do recurso multitarefa. Além disso, ele vem em duas versões de memória interna: 32GB e 64GB.

samsung galaxy s6 edge plus vs galaxy note 5 top
O Galaxy Note 5 é muito parecido com o Galaxy S6. / © ANDROIDPIT
Em termos de performance, o Note 5 é fluido como o Galaxy S6. Não tive ainda a chance de fazer um benchmark do aparelho ou exigir o máximo do hardware; por isso, aguarde a nossa análise final para saber mais sobre o desempenho do novo phablet da Samsung. Contudo, posso afirmar que o tempo que passei com o aparelho me mostrou que tudo funciona perfeitamente.

Samsung Galaxy Note 5 – Câmera
A Samsung está tão feliz com o sensor do Galaxy S6 e S6 Edge que resolveu trazer o mesmo para a gama Note. O Note 5 tem uma câmera traseira de 16MP, com estabilizador ótico de imagem e uma câmera frontal de 5MP, ambas com abertura focal de f1.9.

Em relação à melhora na qualidade das imagens capturadas com o novo sensor da série, não tenho dúvida de que o Note 5 faz fotos de forma tão espetacular quanto já vimos no Galaxy S6, e isso é sim uma otimização do hardware.

Samsung Galaxy Note 5 – Bateria
A bateria é uma questão sensível em smartphones da Samsung. O Note 5 já não oferece a opção de remoção da bateria devido ao projeto unibody. Sua bateria é de 3.000 mAh e, assim, é um pouco menor do que do seu antecessor.

No entanto, a Samsung incluiu um novo recurso para compensar a falta de bateria removível. O Note 5 traz a tecnologia de carregamento rápido sem fio. Ele leva 120 minutos para carregar totalmente com o carregador wireless. Usando cabo, o phablet estará completamente carregado em 90 minutos.

samsung galaxy note 5
O carregamento sem fio pode ser feito usando um pad próprio da Samsung. / © ANDROIDPIT

Quanto à autonomia da bateria, não posso dizer muito porque o tempo de uso não me permite, mas estou confiante de que com a chegada do Android M e os ajustes realizados pela Samsung na bateria, o Note 5 deva se comportar como o Galaxy S6, ou seja, deve ser satisfatória.

Samsung Galaxy Note 5 – Especificações Técnicas
TIPO: Phablet
MODELO: Ainda não disponível.
FABRICANTE: Samsung
DIMENSÕES: 153,2 x 76,1 x 7,6 mm
PESO: 171 g
TAMANHO DA BATERIA: 3000 mAh
TAMANHO DA TELA: 5,7 polegadas
TECNOLOGIA DA TELA: AMOLED
TELA: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
CÂMERA FRONTAL 5 megapixels
CÂMERA TRASEIRA 16 megapixels
FLASH: LED
VERSÃO DO ANDROID: 5.1.1 – Lollipop
INTERFACE: TouchWiz
RAM: 4 GB
MEMÓRIA INTERNA: 32 GB
64 GB
MEMÓRIA REMOVÍVEL: Não disponível
CHIPSET: Samsung Exynos 7420
NÚMERO DE NÚCLEOS: 8
VELOCIDADE MÁX. 2,1 GHz
CONECTIVIDADE HSPA, LTE, NFC, Bluetooth
Veredito preliminar
O Galaxy Note 5 vai dividir os fãs da Samsung, assim como o Galaxy S6 o fez. É um belo upgrade em relação ao Galaxy Note 4 e teve boas melhorias no que toca a S-Pen e os seus comandos aéreos. Contudo, muitos irão provavelmente acusar a Samsung de se concentrar apenas na aparência do Note 5 às custas dos recursos mais amados, como o slot para cartão microSD e a bateria removível.

O problema enfrentado por aqueles que não gostarem do Note 5 é que não existem outros dispositivos equipados com uma caneta como a S-Pen no mercado, ao contrário do Galaxy S6, por exemplo, que conta com uma bela concorrência. Logo, não existe realmente nenhuma competição para a série Note até o momento, e isto significa que os fãs da série vão ter que se decidir entre o Note 4 e o Note 5. Ou seja, entre bateria removível, suporte para microSD ou um design otimizado e um processador superior.

E aí, o que você achou do Galaxy Note 5? Ele poderia ser o seu novo smartphone?

Clica aqui Últimas Notícias