Etiquetas

, , , , , ,


Liliane Ferreira e Igor Vacily

Liliane Ferreira e Igor Vacily

A instituição financeira de micro crédito, não bancária, Sociedade MicroCapital dentro do plano de expansão pelo país, inaugurou segunda-feira na cidade do Lubango a sua sexta agência situada na Empresa de Cervejas N´gola, para o financiamento de crédito aos funcionários da mesma empresa e outros clientes.

De acordo com a Directora Geral da empresa, Liliane Ferreira, o montante de crédito para os clientes vária de 50 mil à um milhão de kwanzas, porque, é o limite máximo que o Banco Nacional de Angola, (BNA) impõe, pois que são, uma instituição financeira supervisionada por este banco e como tal, estão adstritos as regras do mesmo.

Segundo a mesma, disse ainda que a Sociedade MicroCapital, tem vários produtos, porém para a Empresa de Cervejas N`gola trouxeram um produto específico denominado, micro cervejeiras, trata-se de um produto de crédito, sem burocracia, com mais facilidade e celeridade na cedência do crédito num período que varia de 24 a 48 horas no máximo, desde que o cliente reúna toda documentação necessária.

Liliane Ferreira

Liliane Ferreira

Quanto aos juros praticados, pela instituição a interlocutora disse que passa por uma análise caso a caso de cada projecto e de acordo com o objectivo do crédito pois que: “nós estudamos o caso em questão e aplicamos a taxa de juros que melhor se adequa, com base no estudo que fazemos e vemos qual, é a melhor prestação para a pessoa, mais geralmente o valor é o aplicado no mercado do micro crédito em geral, depende do caso concreto.

Revelou que o prazo de liquidação limite depende da negociação com o cliente, embora normalmente trabalhem com um ano, mas que cada caso, o prazo de liquidação dependerá do tipo de projecto.

Para Liliane Ferreira a vantagem da instituição comparativamente a banca, é que conseguem ser mais céleres ao conceder o financiamento, e não são tão burocráticos, pois que muitas vezes as pessoas não têm garantias, como a banca exige, e então exigimos só uma garantia pessoal, o que pode ser uma livrança assinada.

A empresa tem como objectivo, ser um parceiro do executivo na estratégia de combate a pobreza, criação de emprego bancarização e desenvolvimento sustentável. Assegurou que a empresa tem a capacidade de atender a todos os funcionários da Empresa de Cervejas N`gola, pois que trabalham com capital próprio dos accionistas e têm esta capacidade.

Por seu turno, o Secretário para as Finanças da Comissão Sindical da Empresa de Cervejas N`gola, David Muatxissengue, pediu seriedade aos colegas e convidou-os à abraçarem o projecto pois que, é uma mais-valia para todos.

A Sociedade MicroCapital, é uma instituição financeira não bancária supervisionada pelo BNA (Banco Nacional de Angola), que deu início ás suas actividades em Abril de 2014 e já se encontra representada nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango.

 

Por; Araújo Sebastião

Revisão e adaptação: Bruno Amaro

Visite a página da N’gola

Bruno Space Painel de Debates

Clica aqui Últimas Notícias